Sobre nós



Grupo Livre de Terapeutas Homeopatas do Centro-Oeste


Em dezembro de 2016, mais uma turma do curso de Homeopatia para não Médicos da Homeobrás estava se formando, mas o grupo não queria se dispersar. Em conversas entre os membros desta turma, a ideia de continuar estudando juntos foi se fortalecendo, e, para marcar o início desse processo, foi programado um primeiro encontro em Brasília, no Espaço Via Luz. 

Com a presença de 18 terapeutas de Brasília, Goiânia, Anápolis e Abadiânia, o grupo foi constituído e denominado Grupo Livre de Terapeutas Homeopatas do Centro-Oeste. A nomenclatura “grupo livre” foi adotada por carregar consigo os significados pretendidos pelos integrantes: sem identidade jurídica oficial, livre de burocracias pesadas, totalmente voluntário, autogestionado, sem hierarquias internas estabelecidas e comprometido com a importância social da Ciência da Homeopatia, sem dogmatismos separatistas. 




Nesse primeiro encontro, foi também feita uma cerimônia simbólica de formatura, com certificados provisórios elaborados pelo próprio grupo, enquanto se aguardava a chegada dos certificados oficiais, emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Viçosa, parceira da Homeobras no curso. 



A partir daí, ficou decidido que as reuniões ocorreriam mensalmente, alternando-se entre Brasília e Goiânia, com exceção do mês de janeiro, tradicionalmente destinado a férias. Também foi estabelecido que começaria a ser pensada uma publicação para divulgar, de maneira popular e irrestrita, a Ciência da Homeopatia. Assim nasceu a Revista de Estudos Homeopáticos, publicação quadrimestral digital e gratuita, mantida por cotas de contribuição dos membros do grupo e atualmente hospedada no Issuu, repositório de revistas digitais.  



Desde então, os encontros vêm se sucedendo sem interrupções, mas contando também com as cidades de Anápolis e Abadiânia na hospedagem dos eventos. A comunicação cotidiana é feita por um grupo de WhatsApp, no qual, entre um encontro e outro, são compartilhados conteúdos relativos a Homeopatia e afins, estudos de caso e pedidos de ajuda para atendimentos que os terapeutas estejam realizando. 
  
Os deslocamentos entre as cidades são feitos por meio de caronas solidárias, e as trocas de conteúdo e contato, durante as viagens mensais, são um grande diferencial, aprofundando conhecimentos e contribuindo para afinizar os integrantes. 

Durante os encontros mensais, são recolhidas as contribuições para a manutenção da Revista de Estudos Homeopáticos e também doações diversas para os projetos sociais de atendimento homeopático mantidos pelo grupo em Alto Paraíso (em parceria com o Instituto Ser Integral), em Goiânia (em parceria com o Centro Espírita Nova Era) e em Terezópolis de Goiás (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde). 

O ideal maior deste grupo é a democratização do acesso às terapias integrativas, em especial a Homeopatia, e a realização séria de formação continuada, para que a população em geral possa ser atendida por terapeutas cada vez mais bem preparados teórica e praticamente. 

A ideia de realização dos seminários abertos veio de um colega do grupo, José de Assis, como mais uma ação de divulgação da Homeopatia e fortalecimento da rede de terapeutas homeopatas do centro-oeste, a qual sabemos que é grande, mas que tem vínculos fracos entre seus membros, principalmente por não se conhecerem nem terem contato regular entre si.

A proposta inicial era alternar a realização dos seminários abertos entre Brasília e Goiânia, nos meses de dezembro (Brasília) e julho (Goiânia), a cada vez com aumento no número de participantes e mais visibilidade midiática. Nesses meses, não haveria o encontro regular de estudos, pois os seminários abertos os substituiriam. 

No entanto, após a primeira edição do evento, nova avaliação foi feita e resolveu-se fazer apenas um Saberth por ano, pois o trabalho é muito grande e a equipe gestora é totalmente voluntária. Optou-se também por realizar o encontro presencial com transmissão on-line, acolhendo ao público que não poderia comparecer ao local físico. Durante a pandemia, permaneceu somente o modo on-line, totalmente exitoso. Todos os resultados estão registrados em nosso canal do YouTube. 

Em 2022, os projetos de atendimento social em Goiânia e no Distrito Federal foram retomados, auxiliando grande público em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Neles, atuam terapeutas homeopatas e integrativos voluntários, que fazem os atendimentos,  empresários que patrocinam os custos e farmácias homeopáticas, que se encarregam dos remédios. 

Em 2023, iniciamos outra ação de divulgação: as lives temáticas mensais, durante as quais se conversa a respeito de vários tipos de adoecimento, sob a visão homeopática. Nesses encontros, busca-se apresentar a Homeopatia como direito cidadão de acesso à saúde e patrimônio da Humanidade.


Você é terapeuta homeopata? Quer se juntar a nós? Se sim, faça contato pelo e-mail saberth.brasil@gmail.com e apresente-se! Juntos, somos mais fortes!






3 comentários:

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!